Cauax

Acompanhe a Cauax na rede

Busca de cursos

19
abr

Como crescer na carreira? Dicas

A primeira preocupação de um profissional ao entrar no mercado de trabalho é montar um currículo interessante. No entanto, ao longo da rotina na empresa, outros fatores tornam-se fundamentais para crescer na carreira.

Procurando cursos? Visite o portal de busca e venda de cursos da Cauax.

Segundo pesquisa realizada pela Harvard Business Review, apenas 12 dos 50 presidentes de empresas com melhor desempenho na América Latina fizeram um curso de MBA. Esta informação comprova que não é apenas uma qualificação em instituição renomada que garante o sucesso profissional, mas também os aspectos comportamentais de cada trabalhador.

A fim de entender qual o perfil do profissional que possui maior potencial de crescimento no Brasil, o Lab SSJ realizou uma pesquisa com 32 executivos. Cada um deveria avaliar 12 características consideradas decisivas para o desenvolvimento profissional.

Veja os aspectos fundamentais e as dicas como crescer na carreira:

1)    Saber ouvir e se comunicar

Os executivos consideraram que o fator mais importante para crescer na carreira é saber ouvir. Estar atento à opinião alheia, críticas e situações do cotidiano no trabalho auxilia o profissional a se posicionar melhor em diversas ocasiões. Ele passa a conhecer melhor a equipe e pode dosar qual a melhor maneira de se comunicar com cada um. Logo, suas atitudes tornam-se mais seguras e consequentemente, assertivas.

Saber se posicionar na hora correta, com os argumentos consolidados e a calma necessária é uma característica fundamental para líderes de sucesso.

2)    Assumir riscos

Grande parte dos ambientes corporativos valorizam os profissionais que estão dispostos a assumir riscos. A ousadia é a principal responsável pelo surgimento de estratégias inovadoras.

3)    Lidar com a diversidade

O mercado de trabalho está cada vez mais complexo e é importante convergir diferentes visões para ampliar os campos de atuação. Profissionais com potencial para conciliar pontos de vista e ambiguidades do mercado são extremamente valorizados e importantes para o crescimento das empresas.

Pensar diferente dos outros, enxergar as situações por outros ângulos são fundamentais para o profissional se destacar perante os outros colegas de trabalho.

4)    Saber influenciar

O que adianta um profissional com visão se ele não sabe como apresentar os seus argumentos e ideias? É preciso passar confiança e entusiasmo com a equipe para que os projetos tenham o ritmo esperado. Encontrar o que de melhor tem cada colaborador é uma das principais funções dos grandes líderes.

5)    Entender o negócio

A ascensão do funcionário para cargos mais altas na hierarquia de uma empresa implica também na mudança de suas funções. Conforme o funcionário cresce na empresa, a sua quantidade de trabalhos operacionais costuma diminuir. As funções são voltadas para ações estratégicas, o que depende de uma compreensão profunda do negócio.

Compartilhe:

Por: cauax_admin

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* campos obrigatórios