Cauax

Acompanhe a Cauax na rede

Busca de cursos

11
jan

Novas Regras do Seguro Desemprego 2012

Conforme noticiamos em 2011, o governo aumentou a exigência para a liberação do benefício seguro-desemprego.

O projeto tem o objetivo de aplicar mais rigorosamente a lei do seguro-desemprego já existente. A intenção é que apenas os trabalhadores que realmente estão em busca de emprego recebem o benefício. Com isso, o governo pretende diminuir o número de fraudes feitas com este benefício.

Para atingir o objetivo, foi criado o sistema nacional Mais Emprego que integra os dados do Sine (Sistema Nacional de Emprego), SRTEs (Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego), Caixa Econômica Federal e entidades de qualificação profissional.

O objetivo do Ministério do Trabalho com essa integração é oferecer ao trabalhador uma oportunidade de emprego no momento em que ele solicita o seguro-desemprego. Com isso, em vez do dinheiro do benefício, os trabalhadores podem já sair com um novo emprego garantido para 2012.

Veja os requisitos para Seguro-desemprego

É justamente essa nova regra que também irá dificultar a liberação do seguro-desemprego em 2012. Candidatos que recusarem três vagas de emprego, sem justificativa, perderão o direito ao seguro, conforme redigido na lei 7.998, de 1990, que diz, no artigo 8º: “o seguro-desemprego será cancelado, entre outros casos, “pela recusa, por parte do trabalhador desempregado, de outro emprego condizente com sua qualificação e remuneração anterior”“.

Vale destacar, que a própria lei garante que a vaga oferecida deve ser condizente com a qualificação do trabalhador e seu último salário. Também será levada em consideração a região que o trabalhador mora.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o candidato pode recusar uma vaga caso não seja condizente com seu salário e qualificação, em caso de doenças ou se estiver em andamento com um curso de qualificação profissional que impeça o trabalho por algum período.

O sistema já está em vigor nos seguintes estados: Acre, Alagoas. Amapá. Amazonas,  Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. A nova regra do seguro desemprego deve estar valendo em todo Brasil em meados de 2012.

 

Procurando cursos? Visite o portal de busca e venda de cursos da Cauax.

Compartilhe:

Por: cauax_admin

Comentários

Cauax
Cauax disse:

Jonas, somos apenas um blog com informações sobre o assunto, não temos qualquer influencia no andamento dos processos. Você deve entrar diretamente em contato com o local em que deu a entrada do pedido de seguro, ta bem?

Boa sorte

jonas francisco de carvalho
jonas francisco de carvalho disse:

Peço a atençao especial pelo andamento do seguro-desemprego pis;12524913254, recurso 510 eu quero acreditar que sou brasileiro!!!!!!!!!

Cauax
Cauax disse:

Narciso,

Não existe recurso. O seguro-desemprego é só pelo prazo calculado no seu pedido de seguro.

Narciso David dos Santos

sou deficiente visual acabei de receber a 04 parcela do seguro desemprego
Mas ainda não consegui emprego,gostaria de saber se ainda tem algum recurso
ou não

Cauax
Cauax disse:

Para requerer o seguro-desemprego, o trabalhador deve se dirigir a um dos seguintes locais:

- Delegacia Regional do Trabalho (DRT);
- Postos de Atendimento ao Trabalhador;
- PoupaTempo;
- Postos do Ministério do Trabalho e Emprego:
- Superintendência Regional do Trabalho e Emprego;
- Gerência Regional do Trabalho e Emprego;
- Agências Regionais;
- Postos Estaduais e Municipais do SINE - Sistema Nacional de Emprego;
- Nas agências credenciadas da CAIXA, no caso de trabalhador formal.

DANILO RODRIGUES
DANILO RODRIGUES disse:

eu trabalhei 7 meses em uma empresa e pedi as contas para entrar em outra, mais fui mandado embora com 3 meses de trabalho eu posso pedir seguro desemprego pq nos ultimos 36 meses eu contribui por 10 meses com FGTS?

Cauax
Cauax disse:

Brenda, veja nessa notícia quem tem direito ao seguro-desemprego:http://www.cauax.com/2011/10/31/requisitos-seguro-desemprego-2011/

Cauax
Cauax disse:

Rodrigo, veja nessa notícia quem tem direito ao seguro-desemprego:http://www.cauax.com/2011/10/31/requisitos-seguro-desemprego-2011/

rodrigo pinelly
rodrigo pinelly disse:

tipo, assim, recebi a última parcela em 28de Janeiro de 2011... logo depois consegui emprego.. sair agora dia 30/03/2012.. tenho direito???

brenda
brenda disse:

recebi ultima pacela do seguro dia20/07/2011 minha carteira foi assinada de novo em 01/08/2011fui demitida em 13/04/2012 tenho direito no seguro desemprego

Cauax
Cauax disse:

Marcelo, gostamos sempre de lembrar que não somos advogados trabalhistas, então infelizmente não sabemos responder a todas perguntas. Nós tentamos o máximo possível ajudar com o que podemos.
Sinto muito, mas não sabemos essa resposta.

Cauax
Cauax disse:

O seguro-desemprego é para trabalhadores que foram demitidos sem justa causa.

Cauax
Cauax disse:

Katia,
A informação que temos é que basta chegar ao SINE e pegar a senha de atendimento (é importante estar com todos documentos necessários em mãos). Não podemos afirmar com certeza se esse é o procedimento feito em todas cidades.

Cauax
Cauax disse:

Marcelo, você ainda está dentro do prazo. Leve o quanto antes todos os documentos necessários para dar entrada no pedido. No entanto, você menciona que está estagiando. Você está trabalhando registrado? Nesse cenário você não teria direito ao seguro-desemprego.

marcelo
marcelo disse:

fui mandado embora da minha antiga empresa no dia 09/02/2012 porem a empresa so me deu a domentação para dar entrada no meu seguro dia 27/03/2012, quando fui dar a entrada na agencia do Sine Vitoria-ES a moça me flw q estava faltando o extrato analitico do fgts, nao podia mais, voltar no mesmo dia pq havia se encerradoas senhas. Eu faço estagio e nao tinha como eu faltar para ir resolver isso novamente...hoje consegui tirar o extrato analitico, porem queria saber se ainda posso tirar meu seguro desemprego, estou preocupado pq tenho minha escola para pagar e umas contas, sera q consigo ?

katia
katia disse:

ola, boa noite!
é verdade que para que eu possa dar entrada no meu seguro desemprego é preciso que eu ligue para a delegacia regional do trabalho e agende data e hora?
trabalhei a 11 meses em uma empresa e fui demitida sem justa causa.
gostaria de saber se tem que tomar esse procedimento ou posso comparecer em um SINE ou delegacia do trabalho ou em alguma regional, em q eu possa da entrada no meu seguro.
grata desde ja !

NELSON
NELSON disse:

posso receber o seguro desemprego mesmo se meu nome estiver inscrito no cadin

Nilson Ribeiro de Souza
Nilson Ribeiro de Souza disse:

Tnha direito a 05 parcelas, recebeu 02, assinou a carteira, depois a firma queria mandar o funcionário para outro estado, impossibilitado de viajar pediu demissão, ficando somente 30 dias com a carteira assinada, tem direito de requerer as parcelas que faltavam ou perde?

marcelo
marcelo disse:

Estou com uma duvida, estou tentando dar entrar com auxilio doenca pelo inss, mas ainda não dei entrada no seguro desemprego. Caso de entrada no auxilio desemprego e também no inss e possivel fazer isto ?

Cauax
Cauax disse:

Pamela, na hora de solicitar o seguro-desemprego você deve mostrar documentos dos últimos meses de trabalho, independente de ser na mesma empresa ou não. Aqui você pode ver mais informações sobre os requisitos e documentos necessários para solicitar o seguro-desemprego: http://www.cauax.com/2011/10/31/requisitos-seguro-desemprego-2011/

Cauax
Cauax disse:

Marcos, caso sua última parcela tenha sido pago, você não terá mais direito ao seguro-desemprego. Agora, um novo seguro desemprego só poderá ser dado a você caso você seja demitido sem justa causa de um outro emprego nos próximos tempos.

Marcos Leal da Silva
Marcos Leal da Silva disse:

Boa tarde, recebir a ultima parcela do meu primeiro seguro desemprego em janeiro de 2011 e quanto tempo depois posso dar entrada no segundo seguro desemprego , mais agora com as novas regras ,quantos meses depois?
(16 meses ) mais precisa estar trabalhando esses dezesseis meses para receber?
Obrigado(a) pelo os esclarecimentos!

Pamella Santos
Pamella Santos disse:

Pessoal
depois de 5 anos a empresa mudou o CNPJ, me mandou embora e me recontratou em uma nova empresa.
Pergunto se em menos de 3 meses eles me mandarem embora, vou pode dar entrada no seguro?
ja não recebo seguro a mais de 5 anos.
to na duvida

Cauax
Cauax disse:

José,

Neste link explicamos direitinho como é feito o cálculo do seguro-desemprego: http://www.cauax.com/2011/09/21/calculo-seguro-desemprego-2011/

Cauax
Cauax disse:

Obrigado pelo apoio!

Já conhece nosso site de busca e venda de cursos? www.cauax.com

max
max disse:

Pois é, diz ai que aqui em meu estado já esta funcionando, mas não esta, fui dá entrada no meu seguro desemprego não me ofereceram nenhum emprego, e hoje estou desempregado, sem receber 2 meses de seguro, devendo cartões, aluguel, água, energia e outros, estou quase sendo despejado de onde moro por que não tenho condições de pagar as contas incluindo o aluguel de onde moro, esse governo só quer dinheiro na conta deles, segurando o dinheiro de muitos que necessitam, isso pra ver se guentamos segurar a barra, pois comigo vai cair do cavalo o governo que se cuide!!

helio junior

ola, bom dia adorei as colocaçoes de cada pergunta bem elaborada.....
agora sim tirei todas as minhas duvidas em relaçao ao seguro desemprego ....
um abraço .....

Emran
Emran disse:

Excelente tema! Conseguiram elxoprar um conteúdo tão importante por outros prismas, principalmente a questão de localização em relação a categoria de atuação.Estou aguardando mais posts…Parabéns!!!

JOSÉ CARLOS ASSUNÇÂO PEREIRA
JOSÉ CARLOS ASSUNÇÂO PEREIRA disse:

COME É CALCULADO AS PARCELAS DO SEGURO DESEMPREGO, E COM QUANTOS MESES PODE SER SACADO O PRIMEIRO SOGURO-DESEMPREGO?

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* campos obrigatórios