Cauax

Acompanhe a Cauax na rede

Busca de cursos

23
set

Cresce o número de empregos para estrangeiros no Brasil

O crescimento da economia brasileira provoca o apagão de profissionais em diversos setores do mercado de trabalho, como engenharia, meio ambiente, turismo e tecnologia.

Atualmente, a necessidade de profissionais capacitados em certas áreas está provocando a migração de trabalhadores estrangeiros para o Brasil.

Segundo dados da Coordenação Geral de Imigração (CGig), do Ministério do Trabalho e Emprego, foram autorizados a trabalhar em nosso território em 2010 mais de 56 mil estrangeiros, o que representa um aumento de 30% em relação a 2009.

Segundo especialistas, o aumento do número de estrangeiros empregados no Brasil está relacionado com as oportunidades que o mercado brasileiro está gerando com as realizações da Copa do Mundo 2014, Olimpíadas 2016, a descoberta do pré-sal e outros avanços na área de tecnologia e infraestrutura.

Principalmente no setor de engenharia, os profissionais estrangeiros chegam ao país para suprir uma demanda de trabalhadores capacitados na área. Muitos têm o objetivo de treinar os profissionais brasileiros a gerenciar máquinas e novos processos de trabalho.

Segundo pesquisas, a grande parte desses profissionais está no país para implementar um novo negócio em nosso ascendente mercado.

O perfil do estrangeiro que veio trabalhar no Brasil em 2010 é cerca de 90% masculino. Em relação à capacitação, 31.662 possuem Ensino Superior Completo, 21.639 possuem segundo grau ou técnico profissional, 476 tem mestrado e 202 completaram uma pós-graduação. Apenas 88 dos estrangeiros que chegaram ao país para trabalhar não possuíam o segundo grau completo.

Os empregos ocupados por estrangeiros no Brasil não são uma ameaça, apenas mais um sinal da necessidade de ligar a capacitação dos brasileiros com as necessidades geradas em nosso mercado.

Conforme nossos usuários comentam em nosso blog, existem áreas onde a concorrência é tão alta que é difícil encontrar emprego e ainda mais complicado lutar por bons salários. Existe uma lacuna. Muitas áreas sem profissionais e outros muitos profissionais para vagas insuficientes.

É preciso direcionar corretamente os nossos trabalhadores para o caminho que possa ser produtivo tanto para os profissionais quanto para o desenvolvimento do país.

 

Profissões em alta na área digital

Profissões em alta em meio ambiente

Profissões em alta na área de saúde

Profissões em alta em engenharia

O Mercado de Trabalho e a Copa de 2014

Compartilhe:

Por: cauax_admin

Comentários

Mercado de trabalho bom para administradores | Cauax :: Blog

[...] Cresce o número de empregos para estrangeiros no Brasil [...]

Agostinho Manuel Maciel Da Silva Nunes
Agostinho Manuel Maciel Da Silva Nunes disse:

Estou disponível para colaborar com empresas de carpintaria para a construção civil sediadas no Brasil.
Tenho larga experiência em preparação e acompanhamento de obras na área das madeiras, tais como: Hoteis, Instalações desportivas, Habitação, Escolas ou qualquer outro tipo de obra publica.
Se houver interessados queiram por favor entrar em contacto por este email, ou pelo telefone 00351968088241.
Estou disponível para uma deslocação ao Brasil se for necessário.

Cumprimentos
Agostinho Nunes

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* campos obrigatórios