Cauax

Acompanhe a Cauax na rede

Busca de cursos

21
set

Cálculo Seguro-Desemprego 2011

Recebemos muitos pedidos e dúvidas sobre o cálculo do seguro-desemprego 2011. Afinal, qual  o valor recebido pelo seguro-desemprego?

Primeiramente, vamos esclarecer alguns pontos.  O seguro-desemprego é uma assistência financeira temporária para trabalhadores que estão desempregados devido a uma demissão sem justa causa. Com as novas regras do seguro-desemprego anunciadas em 2011, o programa também auxilia os desempregados a encontrarem um novo trabalho. Caso o trabalhador recuse três novas ofertas de emprego sem justa causa, poderá perder o benefício.

Para quem foi demitido e ainda não conseguiu encontrar uma vaga disponível, o governo libera o auxilio temporário com o valor proporcional aos seus salários anteriores. A quantidade de parcelas é proporcional ao tempo que o trabalhador esteve empregado nos últimos meses/anos.

 

O cálculo das parcelas do seguro-desemprego 2011:

  • três parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo seis meses e no máximo onze meses, nos últimos trinta e seis meses;
  • quatro parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo doze meses e no máximo 23 meses, nos últimos 36 meses;
  • cinco parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo 24 meses, nos últimos 36 meses

 

O cálculo do valor do seguro-desemprego 2011:

  • Tendo o trabalhador recebido três ou mais salários mensais a contar desse último vínculo empregatício, a apuração considerará a média dos salários dos últimos três meses;
  • Caso o trabalhador, em vez dos três últimos salários daquele vínculo empregatício, tenha recebido apenas dois salários mensais, a apuração considerará a média dos salários dos dois últimos meses;
  • Caso o trabalhador, em vez dos três ou dois últimos salários daquele mesmo vínculo empregatício, tenha recebido apenas o último salário mensal, este será considerado, para fins de apuração.

Observação: O valor do seguro-desemprego não pode ser inferior ao valor vigente do salário mínimo de R$545,00 em 2011

Fonte: Ministério do Trabalho

 

Leia também

Novas regras do Seguro Desemprego 2011 – Dúvidas

Seguro-desemprego: Novas exigências para a liberação

Salário mínimo do brasileiro pode aumentar 13,6% de 2011 para 2012

Passo a passo: Como conseguir emprego com ajuda da Internet

O que é a Cauax?

Compartilhe:

Por: cauax_admin

Comentários

Cauax
Cauax disse:

Andra,

Você tem registro desse tempo que trabalhou? O fundamental para ter direito ao seguro-desemprego é ter sido demitida.

andrea
andrea disse:

quera saber trabalhei de empregada domestica por 1ano e 9 meses e so era pag o inss tenho direito ao fgts e seguro desemprego

Anne
Anne disse:

Bom dia! Fui demitida sem justa causa após 4 anos de trabalho. Na mesma semana que iniciei um serviço como contrato temporário (REDA), eles recolhem inss, mas, não assina a carteira, não recolhe FGTS e tal...
Perco direito ao seguro desemprego?

Grata

Cauax
Cauax disse:

Karine,
Para receber o seguro-desemprego você deve ir ao SINE da sua região, fazer a inscrição para saber o valor e quantas parcelas você irá receber. Esse valor não é pago pela empresa que trabalhava, é um benefício do governo. Veja mais informações de como solicitar o seguro-desemprego: http://www.cauax.com/2011/10/31/requisitos-seguro-desemprego-2011/

karine francisco carvalho
karine francisco carvalho disse:

queria saber se eu tenho direito ao seguro-desemprego foi mandada embora do meu servico que e telemarketing nao foi justa causa moro no estado do RJ e esse mes eles nao depositarao meu pagamento por que??
desde ja obrigado..

Cauax
Cauax disse:

A lei é a mesma. A orientação do governo é apenas aplica-la com mais rigor. Portanto, não importa a data do contrato de trabalho.

Cauax
Cauax disse:

Obrigada, Lilian. Tentamos ajudar o máximo que podemos. Procure o orgão responsável para dar entrada em seu pedido. Aqui você poderá ver melhor quais os requisitos para solicitar o seguro desemprego: http://www.cauax.com/2011/10/31/requisitos-seguro-desemprego-2011/

Cauax
Cauax disse:

Danilo, após essas 5 parcelas, você só receberá de novo seguro-desemprego caso arranje um novo emprego e seja demitido novamente. Assim, será recalculado o valor e o tempo de benefício a ser recebido.

danilo
danilo disse:

Ola boa noite.

Gostaria de fazer uma simulação p/ eu tirar uma grande duvida que tenho hj.

simulação : Dei entrada hoje 21/03/2012 no meu seguro, vou receber 05 parcelas ou seja recebo a ultima em 30/08/2012. [agosto]. blz.?

posso da uma outra entrada após 16 meses de ter dado entrada[ ou seja no dia 21/03/2012] ou com base a ultima parcela recebida[30/08/2012] ?.

Muito gratOoO...

LILIAN DUARTE

OLA, GOSTARIA DE PARABENIZA-LOS PELO ESCLARECIMENTOS DE DUVIDAS E É CLARO FAZER A MINHA PERGUNTA.
TRABALHEI POR 2 ANOS EM UMA EMPRESA E PEDI DEMISSÃO, AGORA ESTAVA EM UMA OAUTRA EMPRESA E FUI MANDADA EMBORA COM 3 MESES, TENHO DIREITO A RECEBER SEGURO DESEMPREGO, AINDA MAIS PORQUE ESTOU GRAVIDA?

Paula Campos
Paula Campos disse:

Gostaria de saber, se pra quem entrou no serviço na lei antiga
e saiu nessa nova lei
é usada a lei antiga ou a nova
pois eu tenho 5 anos de carteira registrada na coamo
e sai a uma semana, sem ser por justa causa
eu vou receber o seguro como na lei nova ou antiga??

Cauax
Cauax disse:

A lei é válida para todos pedidos de seguro realizados, independente da data de seu registro de trabalho.

Cauax
Cauax disse:

Para obter o benefício, requisitos do seguro-desemprego são:

Recebimento de salários consecutivos nos últimos 6 meses
Ter trabalhado pelo menos 6 meses nos últimos 36.
Não estar recebendo benefícios no INSS (exceção do auxilio acidente ou pensão por falecimento)
Não possuir outras fontes de renda própria
Estar desempregado no momento do requerimento do seguro-desemprego

Robson Santos
Robson Santos disse:

olá preciso muito de ajuda, em 09/2010 eu recebi a última parcela do primeiro seguro que requisitei, quero saber se pra receber novamente preciso ter 1 ano e seis meses de registro ou 1 ano e seis meses desde que peguei a última! agradecido.

Ana Paula Alves Silva
Ana Paula Alves Silva disse:

Oi, Bom dia.
Gostaria de saber, se essa nova lei, é válida somente p/ quem for registrado agora ( depois da aprovação da lei), ou é pra todos ? Que nem no meu caso, fui demitida depois de 1 ano de serviço, eu vou receber meu seguro normal, ou eu estou dentro da nova lei ?

Obrigada

edson vieira junior
edson vieira junior disse:

legal essas novas regradas de seguro parabens....

Bruno
Bruno disse:

Oi bom dia, eu trabalhei 1 ano e 9 mese em uma empresa e fui mandado embora por justa causa. Hoje estou em outra empresa a 3 meses se eu for mandado embora tenho direito ao seguro?

Cauax
Cauax disse:

As parcelas são relacionadas ao último salário recebido.

Adriana Portela Silva

Oi boa noite eu quero saber se essa Lei ja esta valendo aquii em São Paulo ?

Edna Mara
Edna Mara disse:

Oi fui demitida em 23/08/11, entrei com o seguro desemprego em 01/09/11 5 parcelas de 1.019,00, recebi a primeira em 01/10/11, fui resgistrada em 05/10/11 em uma empresa que deu termino de contrato em novembro, dei entrada na reativação do meu seguro, foi reativado só que as parcelas que estão me pagando agora é no valor de 820,00, isso é correto? não deveria reativar as parcelas restantes do periodo aquisitivo anterior? no ministerio do trabalho estão alegando que o calculo foi refeito o o salario que recebi na empresa que terminou o contrato, eles podem fazer isso?? na lei fala que eu tenho direito de reaver as parcelas restantes e momento algum cita os valores, por favor me ajude, estou furiosa com isso.

Grata

Cauax
Cauax disse:

Bryan,

O que importa é você ter trabalhado ao menos 6 meses nos últimos 36 meses. Veja outros requisitos para você tirar o seguro-desemprego: http://www.cauax.com/2011/10/31/requisitos-seguro-desemprego-2011/

Bryan
Bryan disse:

Pedi demissão depois de 5 anos de trabalho e em seguida comecei a trabalhar em outra empresa. Gostaria de saber se eu for demitida desse novo emprego se terei direito ao seguro desemprego? Há um prazo de carência para eu voltar a ter direito ao Seguro?

Cauax
Cauax disse:

Julia,

Caso você tenha sido demitida sem justa causa, você tem direito de receber o benefício proporcional a esse trabalho de 10 meses.

JULIA
JULIA disse:

EU TRABABALHEI DURANTE 10 MESES NESSE ANO E RECEBI O SEGURO DO ANO PASSADO DO EMPREGO ANTERIOR EU TENHO DIREITO DE RECEBE ESTE ANO?

Cauax
Cauax disse:

Não, Tarsis.

Não importa em quais empresas trabalhou, mas sim o tempo que esteve em atividade. Para solicitar o seguro-desemprego, você tem que ter trabalhado ao menos 6 meses nos últimos 3 anos.

Listamos os requisitos do seguro desemprego nesse post: http://www.cauax.com/2011/10/31/requisitos-seguro-desemprego-2011/

tarsis
tarsis disse:

eu tenho 1 ano e 1 mes de carteira assinada mas dentro desses 13 messes 10 foi em uma i o restante em tres sendo a ultima fim de contrato isso impedi de eu receber o seguro desemprego?

Edmundo Alves Cardoso
Edmundo Alves Cardoso disse:

Muito bom. Adorei esta imformacao, e ja estou pesando em trabalhar como autonomo ja que a lei so vai benufuciar o propio governo. Eles estao tomando um direito nosso por conquista,eles nao estao nem ai pelos trabalhadores.

Cauax
Cauax disse:

Wilber,

Ela trabalhava sem nenhum tipo de contrato ou apenas não era CLT (Carteira de Trabalho) ?

WILBER CAVALCANTI
WILBER CAVALCANTI disse:

boa tarde !!

minha esposa esta trabalhando vai fazer uns 6 meses sem ser registrada , pois agora minha esposa esta gravida e querem registrar , o que devo fazer ? o que tenho de direito ?

Requisitos para Seguro-desemprego 2011 | Cauax :: Blog

[...] Saiba mais sobre o calculo do seguro-desemprego 2011 [...]

Cauax
Cauax disse:

Camila,

Pelas informações que temos, Minhas Gerais ainda não está integrada nesse sistema. Você pode ver a lista completa aqui: http://www.cauax.com/2011/09/05/novas-regras-seguro-desemprego-2011/

camila marcia da silva Barbosa
camila marcia da silva Barbosa disse:

Gostaria de saber se em Belo horizonte já está valendo essa nova lei do seguro desemprego?
Obrigada

Cauax
Cauax disse:

Ainda não, Daniele.

Segundo temos notícias, o sistema está funcionando nos estados: Acre, Alagoas. Amapá. Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. A previsão é de que esteja funcionando em todo o país até meados de 2012.

Aqui temos uma lista com as principais dúvidas sobre essa nova aplicação da lei do seguro-desemprego: http://www.cauax.com/2011/09/05/novas-regras-seguro-desemprego-2011/

DANIELE SANTOS
DANIELE SANTOS disse:

ESTA NOVA LEI JÁ ESTA VALENDO PARA O ESTADO DE GOIÁS?

[...] Cálculo seguro-desemprego 2011 [...]

Cauax
Cauax disse:

Obrigado, João!
Qualquer outro assunto que ache pertinente, fique a vontade para sugerir!

joao batista felippe
joao batista felippe disse:

Muito boas as informações prestadas, o tralhador brasileiro necessita muito de informações pertinentes à seus direitos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* campos obrigatórios